segunda-feira, 21 de junho de 2010

NOTA À IMPRENSA


Nós, professores e sindicalistas do Coletivo “APEOESP Na Escola e Na Luta” do Vale do Ribeira, informamos que no último dia 17 de junho de 2010 aconteceu novamente a eleição para o Conselho Regional de Representantes (CRR) e Conselho Estadual de Representantes (CER) da Subsede do Vale do Ribeira da APEOESP – Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo. De um total de 755 votos – participação recorde - depositados em 20 urnas nos 13 municípios vinculados à Subsede, o nosso Coletivo, mais uma vez, conseguiu eleger a maioria dos conselheiros estaduais e regionais. Esta confirmação foi uma grande vitória dos professores do Vale do Ribeira, que clamavam por muitas mudanças na maneira de agir do nosso sindicato.


Veja a relação dos conselheiros regionais eleitos (Coletivo “APEOESP Na Escola e Na Luta” em negrito):

Ana Lúcia Cugler (Registro) - 369 votos; Nilton Godoy (Registro) - 366 votos; Conceição Aparecida da Silva (Cajati) - 342 votos; Irineu da Boaventura Pedroso (Eldorado) - 333 votos; Aparecida Leandro (Registro) - 330 votos; André Murtinho Ribeiro Chaves (Cananéia) - 326 votos; João Marcelo Xavier (Cananéia) - 320 votos; Maria Marques (Registro) - 315 votos; Washington Quintilhano de Souza (Cajati) - 312 votos; Hélder dos Santos de Oliveira (Cananéia) - 306 votos; Paulo César Franco (Iguape) - 296 votos; Valdemir Gonzaga (Registro) - 291 votos; Valdemir Adorno (Registro) - 284 votos; Isabel Patekoski (Pariquera-Açu) - 280 votos; Rita Flor (Cajati) – 280 votos.

Destes, os 9 primeiros foram também eleitos conselheiros estaduais. Também fizemos maioria.

Um pequeno histórico da atual eleição

Este processo eleitoral já havia começado em 08 de dezembro de 2009 e o nosso Coletivo de oposição já havia eleito naquela data a maioria do conselheiros regionais e estaduais, num total de 512 votantes. Alguns dias após o pleito, a atual coordenação da Subsede – pertencente à corrente denominada Articulação Sindical - encaminhou um pedido à Comissão Eleitoral Estadual – composta na sua maioria pela mesma corrente política – para impugnar o processo, pois teria havido, segundo eles, reduzida votação, em razão de tumultos causados por nosso Coletivo. Infelizmente, a Comissão Estadual aceitou o pedido de cancelamento. No entanto, até hoje não nos foi divulgado o motivo oficial disto, mesmo tendo solicitado por 5 vezes detalhes da apuração e da razão de tal “irregularidade”.

Reiteramos a todos o que de fato ocorreu naquele fim de ano: a atual coordenação ignorou as posições de conselheiros, representantes de escola e até de integrantes da Comissão Eleitoral Regional que pediam que fosse respeitado o regimento das eleições e as orientações eleitorais, que mostrava que as urnas deveriam ter 2 mesários e 2 fiscais, divididos por tendências políticas. A Articulação Sindical não respeitou estas orientações, pois queria colocar até 3 pessoas de sua corrente e nenhum nosso em urnas com muitos votos, direcionando os nossos mesários e fiscais para urnas com pouco número de votantes.Obviamente uma manobra para evitar fiscalização e a paridade (igualdade).

Não aceitamos e jamais aceitaremos um processo eleitoral sem paridade na condução e fiscalização e por isto, não permitimos que as urnas saíssem da Subsede em direção aos 13 municípios do Vale do Ribeira. Não houve qualquer agressão, como foi divulgado por alguns integrantes da coordenação. Houve sim um atraso de cerca de 2 horas e só quando um integrante da Comissão Eleitoral Estadual chegou e foi reconhecida a nossa posição é que deixamos as urnas saírem. Fatos que não atrapalharam o processo eleitoral, pois a eleição teve 512 votos, amostra mais do que suficiente do total de 1700 filiados da nossa Subsede regional. Numa eleição com voto facultativo e que não existe quórum, uma votação representativa.

Assim, a Comissão Eleitoral Estadual da APEOESP, em São Paulo, ficou de remarcar a nova eleição desde o fim do ano passado e 6 meses depois, após muita angústia e espera por parte dos professores que já haviam escolhido os seus representantes, foi marcada a nova eleição para o dia 17 de junho último. Felizmente, este processo eleitoral foi mais tranqüilo e organizado, pois desde o começo foi garantia a paridade pela Comissão Eleitoral Estadual (aquela que havíamos exigido em dezembro), ou seja, condições iguais na condução e na fiscalização. Dado o acirramento da disputa, tivemos 243 votos a mais do que a eleição cancelada o que só serviu para confirmar a mesma posição: os professores querem mudanças, pois elegeram novamente a maioria do Conselho com membros da oposição, do nosso Coletivo “APEOESP Na Escola e Na Luta” do Vale do Ribeira.

Uma marca interessante desta eleição foi a intensa participação de professores das redes municipais, não apenas de Registro, mas também de Barra do Turvo, Iporanga, Cajati, Iguape e Cananéia.

Primeiros passos

De agora em diante, os conselheiros regionais e estaduais eleitos devem tomar posse, reorganizar a sua estrutura de cargos (“enxugar”) e dar um retorno rápido aos seus associados. Mas a atual coordenação tem que convocar os 15 conselheiros eleitos para a posse. Esperamos que isto aconteça logo, já que esperamos mais de 6 meses entre a primeira vitória e esta. Teríamos 1 ano e 6 meses, agora teremos apenas 1 ano. E queremos trabalhar. Só após esta posse haverá a escolha da coordenação e esperamos que seja de luta.

A educação no estado de São Paulo e em diversos municípios está numa situação de extrema precariedade, baseada apenas em índices (meritocracia), esquecendo-se da parte principal, a pedagógica. Nossa prioridade agora é fazer o sindicato funcionar, defender o professorado, lutar pela qualidade de ensino e por condições de trabalho dignas. Uma luta que não vinha acontecendo na grande maioria dos municípios. Também precisamos reorganizar o cadastro de sócios, que como constatado nas escolas, está desatualizado.

Retornaremos às escolas não só para agradecer a votação, mas para começarmos a dialogar com os professores no chão da escola, e assim termos um panorama da educação no Vale do Ribeira. De antemão, já sabemos que as condições de trabalho tanto na esfera estadual quanto nas municipais estão degradantes e isto significa que teremos muito trabalho pela frente, o que se torna maior devido ao reduzido tempo que teremos.

Concepção de sindicato

As principais mudanças na condução da Subsede serão de método e de conteúdo ideológico. A APEOESP, na nossa opinião, funciona hoje de forma autoritária, impedindo a participação ampliada de seus sócios. Queremos ampliar a participação dos REs (representantes de escola), a instância principal de nosso funcionamento, que dialoga com a base. O conteúdo das discussões nas reuniões de RE também é pobre, apenas repassando resoluções da central. Temos que ser atores e construir de forma participativa a atuação sindical, discutindo e praticando temas importantes para os professores, como a legislação educacional, a relação da escola com a sociedade e potencializando os benefícios que se ganha quando o professor se torna sócio da APEOESP.

André, Conceição, Hélder, Heverson, Irineu, João Marcelo, Paulinho, Rita Flor e Washington e demais apoiadores.


Vale do Ribeira, 21 de junho de 2010

Coletivo “APEOESP Na Escola e Na Luta”
Vale do Ribeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário