quarta-feira, 21 de novembro de 2012

AFRICANIDADES


Não há como se falar na formação da sociedade brasileira sem resgatar suas matrizes: indígena, negra e branca. Segundo o antropólogo Darcy Ribeiro, não há povo no mundo com tamanha mistura étnica, devendo o brasileiro ser considerado uma nova etnia.

De acordo com a Lei Federal 10.693/03 a temática História e Cultura Afrobrasileira está inclusa no currículo oficial da rede de ensino. E a Resolução nº1/2004 do Conselho Nacional de Educação (CNE) aprova o parecer CNE/CP/2004 que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afrobrasileira e Africana.

A região do Vale do Ribeira concentra a maior população de remanescentes de quilombos do Estado de São Paulo. Por esse motivo, devemos refletir sobre a educação aplicada na região, de modo a valorizar e fortalecer a cultura. Apesar de existir no Brasil cerca de 1700 escolas quilombolas, há educandos que não estão mais inseridos nas comunidades de origem, ficando evidente a importância da realização de um trabalho diferenciado em todas as escolas da nossa região.  

Para isso, precisamos tirar a lei do papel e aplicá-la, sendo o desafio maior mobilizar os educadores para fazer valer a medida. Assim, nós, professores que estamos a contribuir junto a APEOESP, em nossa última reunião de Representantes de Escola (R. E) e Representantes de Aposentados (R. A) - aberta a todos os professores - fizemos um diálogo sobre Cultura Afrobrasileira e Consciência Negra, além de uma vivência de Capoeira Angola.

A vivência da Capoeira Angola foi o marco inicial do projeto que une a APEOESP – Vale do Ribeira e a ACAIA - Academia de Capoeira Angola Ilê Axé, de Mestre Bigo, sob o intuito de manutenção e difusão da cultura afrobrasileira.

O projeto é aberto a todos os interessados, sendo gratuito para associados da APEOESP, mediante a prévia inscrição.

A história contada pode ser outra, se o seu sujeito for o narrador.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário